Inspirada pelos belos e floridos ypês rosas que cobrem os canteiros das principais ruas e avenidas de Belo Horizonte. Hoje darei uma dica para o turismo, principalmente aos casais apaixonados.
A 1554 metros de altitude (um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira) e com temperaturas variando entre 28 graus no verão e -10 graus no inverno e geadas formando uma linda paisagem numa combinação de verde, gelo e céu azul, Monte Verde, a “Suíça Mineira”, é uma ótima opção para quem quer curtir o friozinho da estação.
É considerada como a suíça mineira, graças a grande influência Leta e Alemã, visíveis no estilo das suas construções, culinária – misturada com o sabor mineiro - e cultura local.
Assim, “Se Campos do Jordão é a suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a do estado de Minas Gerais”.
Bem aconchegante e agradável, é um prazeroso local para ir em qualquer estação do ano, mas sem dúvida, é muito mais magnífica no inverno.
Trata-se de uma pequena vila é um local charmoso para passear, descansar e namorar, com suas construções em estilo europeu, lareiras e muito verde, pinheiros, cascatas, cachoeiras, montanhas, picos com trilhas, esquilos, beija-flores e diversas espécies de pássaros e perfumadas flores coloridas no verão como as famosas hortênsias.
Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui (www.viajeaqui.abril.com.br) e revista Quatro Rodas, da Editora Abril.
Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetais de áreas subtropicais mescladas a estas outras, como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e os Cedros entre outras árvores aqui não descritas.
Se fosse um município, esse seria o 2º (segundo) município com a sede mais alta do Brasil perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que está à 1628 metros de altitude. No entanto, como Monte Verde ainda não se emancipou do município de Camanducaia, quem toma o seu lugar como o segundo município mais alto do Brasil é a cidade de Senador Amaral, também localizada em Minas Gerais e na mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas.
ECOTURISMO
O ecoturismo em Monte Verde é uma forma de turismo que busca um contato mais próximo com a natureza, utilizando atividades que propiciam uma experiência mais intensa. A cidade oferece uma paisagem rica em todos os aspectos de vegetação e fauna.
Segue abaixo dicas de passeios que você poderá fazer ao visitar Monte Verde:
TRILHA DO PINHEIRO VELHO: Passeio que começa próximo ao posto de gasolina ou em pontos na avenida principal e leva até o aeroporto a 1560 mts altitute. Essa trilha pode ser percorrida em 15 minutos, com árvores nativas e centenárias, riozinho a beira do caminho do caminho, flores e o mais antigo pinheiro de Monte Verde com mais de 500 anos.
MIRANTE: Este mirante fica no aeroporto de Monte Verde a 1560 m de altitude e oferece vista panorâmica para a cidade com as montanhas de pano de fundo para belas fotos.
PASSEIO DE MONOMOTOR: Passeios de avião monomotor no aeroporto mais alto do Brasil p/ aviões de pequeno porte. Nele é possível conhecer Monte Verde de cima, suas belezas naturais e também a vista de cidades vizinhas como também a famosa Campos do Jordão.
Rafting: Bom, o rafting não é muito aconselhável no inverno, uma vez que se trata de um esporte em que se desce as corredeiras de um rio a bordo de um bote inflável. O objetivo é vencer os obstáculos naturais do rio como as pedras e quedas d'água no caminho.
Em Monte Verde é realizado no km 13 entre Monte Verde e Camanducaia, no Rio Jaquary, com entrada para o bairro do Quilombo. O rio Jaguary está entre os cinco melhores do Brasil para a prática do rafting, várias corredeiras e cachoeiras que podem chegar a 8 metros de altura, com percurso de cerca de 7 km de pura adrenalina que podem durar cerca de 3 horas. A melhor época para a prática deste esporte é entre setembro e maio, quando o volume das águas é maior com as chuvas.
CUIDADO: É ESSENCIAL QUE ESTE ESPORTE SEJA REALIZADO COM PESSOAL TREINADO NA ÁREA.
JIPE: Escolha o roteiro que desejar para este passeio, contratados na avenida principal, como Cachoeira dos Pretos, São Francisco Xavier, Gonçalves, e também em locais de Monte Verde.
O passeio de jipe pode ser realizado tanto em dias ensolarados como também com chuva e barro, ficando mais radical e emocionante. Para chegar a esses lugares, contudo, é essencial um veículo com tração nas 4 rodas para vencer os obstáculos das estradas de terra, além do acompanhamento de alguém que conheça a região.
MOTO: Podem ser realizados dentro de Monte Verde nas estradas de terra e caminhos p/ as montanhas como também p/ locais fora da cidade. Muitos gostam de realizar estes passeios em dias de chuva p/ brincar de motocross pulando buracos e passando por barro, outros preferem somente passear em locais mais tranquilos como o aeroporto, criação de trutas ou conhecendo as diferentes construções da cidade.
QUADRICICLO: Para os adultos os passeios são quase sempre em grupos com guias com muita aventura e emoção pelas estradas da cidade, e para as crianças quadrciclos infantis com pista própria p/ as crianças com instrutores no percurso.
BIKE: Pedalar em Monte Verde é um esporte saudável, com contato direto com a natureza, ar puro, paisagens lindas, montanhas, flores e sons de belos pássaros. Liberdade ao seu alcance. Existem locais que alugam bikes para adultos e crianças.
CAVALO E CHARRETE: Eu sou suspeita para falar, porque simplesmente amo cavalgar. Em Monte Verde é possível alugar cavalos e sair cavalgando pelas redondezas, sozinho ou acompanhado. É algo muito comum nessa cidade. Você pode alugar cavalos ou charretes próximo ao posto de gasolina ou em outros pontos da cidade. O passeio pode ser com ou sem guia, você que escolhe.
PATINAÇÃO NO GELO: Outra coisa que também sou suspeita. Monte Verde oferece uma pista de patinação para quem sabe patinar, para quem deseja aprender a patinar com apoio de instrutores e para quem não quer se aventurar, somente assistir ao show ou as videos cassetadas e gargalhadas fora da pista.
ARBORISMO: Emoção, adrenalina, natureza, aventura radical. Muito legal!
MEGA TIROLESA: São duas mega tirolesas, sendo uma de 450 metros e outra de 475 metros totalizando 925 metros de emoção e adrenalina a mais de 60 metros de altura.
TRILHAS P/ OS PICOS: As trilhas devem ser realizadas durante o dia, evitando o final de tarde para não correr o risco de pancadas de chuvas, ou tempo nublado e calculando a volta antes de escurecer. Não é necessário guia, pois as trilhas já estão prontas e com sinalização de placas. A paisagem é realmente de tirar o fôlego! O percurso para o primeiro pico é de cerca de 40 minutos e até a última cerca de 4 horas, não se esqueça que tem ainda a volta.
DICAS P/ TRILHAS E CAMINHADAS:
- Para caminhadas use tênis e meias confortáveis;
- Informe-se sobre o grau de dificuldade do passeio, confira a distância e o tempo necessário p/ o percurso;
- Leve na mochila sempre um agasalho leve, água, e se for mais longe alimentos energéticos;
- Não jogue lixo nos locais que passar, leve uma sacolinha p/ este fim;
- Se possível leve uma máquina fotográfica e registre os momentos especiais;
- Não abuse e respeite seus limites;
Por fim, não podemos esquecer das lojas, galerias e restaurantes com deliciosos pratos, desde a comida mineira, trutas e até o famoso fondue, chocolates, queijos e vinhos e muitas lembrancinhas para levar para você, família e amigos como artesanato em madeira, malhas, lã, couro, sabonetes, entre outras coisas.
Vale a pena conhecer Monte Verde!
Principais Distâncias de Monte Verde | |
Camanducaia (70 % já pavimentado) | 30 km |
São Paulo | 170 km |
Belo Horizonte | 488 km |
Campinas | 165 km |
Rio de Janeiro | 560 km |
Sapucai-mirim (acesso não pavimentado) | 75 km |
Por: Kezia Matos
Fontes: Wikipédia e site: www.monteverde.com.br




Nenhum comentário:
Postar um comentário