Se visitarem seu site (www.bartucada.com.br), irão perceber que a “Bartucada é uma banda fundada por um grupo de amigos e familiares diamantinenses que se reuniam nos carnavais de Diamantina. Estes, jovens se uniam nas portas do Clube Acayaca de Diamantina no momento que o baile de carnaval oficial da cidade terminava. A festa saía dos salões dos Clubes e invadia as calçadas das ruas.”
A partir de 1972, este grupo foi crescendo, o público foi aumentando até se tornar o que é hoje o CARNAVAL DE DIAMANTINA, considerado o quarto melhor carnaval do Brasil, ficando atrás somente do Rio de Janeiro, Salvador e Olinda.
A Bartucada é uma das maiores atrações do carnaval de Diamantina, pois além de toda tradição que gera uma expectativa do público, o grupo inicia suas apresentações na sexta-feira de carnaval, à noite, e amanhece todos os dias desta festa, finalizando ao meio-dia da quarta de cinzas.
Tenho um enorme prazer de fazer parte desta associação que “atualmente conta com mais de 300 integrantes voluntários, que participam dos shows da banda, mas o fazem pelo prazer de tocar e fazer parte desta grande confraria. São médicos, advogados, engenheiros, publicitário, profissionais liberais, executivos, estudantes e jovens que possuem uma vida comum do dia-a-dia, mas que vivenciam na banda um momento de alegria e prazer”.
Nos últimos meses, por causa do trabalho, estou um pouco ausente. Mas trata-se de uma ausência física apenas, porque de mente, alma e coração, sempre estou com Bartucada, a qual me acolheu com tanto carinho, respeito e consideração. Saudade das brincadeiras de Barracão, dos gritos do Digo, do carinho do Celinho, da farra do pessoal do Rio...da alegria dos meninos do fundão, e até do estresse dos mestres de bateria. Enfim, se fosse relatar cada coisa não pararia de escrever...Então, saudade de vivenciar este momento de tocar com BARTUCADA, mas logo estarei de novo a ativa. Já estou me organizando no trabalho para isto.
É sempre uma emoção imensurável compartilhar momentos com os voluntários da banda, muitos deles, grandes amigos, subir aos palcos e vibrar com o público. É simplesmente maravilhoso.
De convidada tenho o orgulho de ser, hoje, bartuqueira, status que não foi fácil de alcançar, mas que, sem dúvida, me dá muito orgulho. Claro, sofremos constantes críticas, mas todas sempre bem-vindas para nosso crescimento.
Somos um grupo de amigos que tentam levar um pouco de emoção ao público, mas se não fosse por causa de nossos fãs e pessoas que acreditam em nosso trabalho, com certeza não chegaríamos onde estamos.
Bom, como disse, escreverei sobre assuntos diversos. Muitos, representam quem eu sou. Sem dúvida alguma, não tem como falar de mim, se lembrar de BARTUCADA.
Por: Kezia Matos


.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário