quarta-feira, 7 de julho de 2010

A ARTE E MAGIA DAS FOTOGRAFIAS



Sou uma apaixonada pela arte de fotografar, por isto sempre procuro estudar um pouco mais sobre este assunto, conhecer profissionais da área, visitar exposições, entre outras coisas.

Uma fotografia é capaz de trazer emoções inexplicávies e o mais interessante é que ela é única. Vários fotógrafos podem tirar fotos de uma mesma paisagem, mas nenhuma sairá igual. Isto ocorre justamente porque cada pessoa possui uma sensibilidade para vivenciar e enxergar aquele momento.

Em umas de minhas buscas por conhecimento desta arte conheci um grande fotógrafo que acabou se tornando um amigo o qual admiro muito por seu talento. Sua habilidade em transformar algo tão simples como uma gota d'água em uma imagem magnífica é fantástica. O considero um verdadeiro mago das fotografias.

Alessandro Costa Nunes é o seu nome. Vivo perguntando para ele como consegue fazer um trabalho tão bonito e na maior simplicidade me responde que é "paixão, amor pela  arte, pela vida".

Quando disse ao Alessandro que estava fazendo um blog  e que gostaria de compartilhar com meus amigos. Ele atenciosamente, me enviou um depoimento sobre o seu trabalho e o que pensava sobre a arte de fotografar. A foto acima é dele, para ilustrar um pouco este assunto, um ótimo exemplo para arte de fotografar..

"É importante saber apreciar as coisas ao nosso redor, viver, sentir". Sem dúvida, se seguirmos esta linha de pensamento, conseguiremos não somente ter imagens maravilhosas, mas o prazer de vivenciar, sentir grandes emoções retratadas através das fotos.

Vejam o que o Alessandro escreveu:


"Muitos me perguntam como é o processo de criação de minhas fotos. De onde vem a inspiração para um trabalho e como isso pode traduzir sentimentos ou simples desejos? A minha resposta para essa pergunta é a seguinte: a inspiração quase sempre está escondida nos pequenos detalhes de nossas vidas que acabam passando desapercebidos em função da completa correria de nossas rotinas, de nosso dia a dia.

O ser humano, nessa busca desenfreada por status, sucesso profissional, dinheiro ou simplesmente trabalho, acaba se esquecendo de observar e sentir a beleza que o cerca. Acaba se tornando, de certa forma, insensível. O sorriso de um filho ao acordar pode ser a fonte de inspiração para um dia inteiro de trabalho meu. Pelo simples fato de eu estar atento à essas pequenas fontes de inspiração e sentir nelas a energia que impulsiona minha arte.

Sensibilidade é a palavra chave. Tornar-se uma pessoa sensível a momentos, imagens, sons, aromas ou qualquer outro detalhe especial de sua vida é a maneira mais simples de deixar que esses momentos representem emoções e sentimentos que existem dentro de você.
Experimente parar por alguns minutos e pensar na música que lhe faz chorar, na foto que lhe faz sorrir, no aroma que lhe remete a algum lugar.

Explore isso de forma habitual e você verá que uma outra visão do mundo se abrirá em você.

Essa foto que eu aqui exponho hoje nasceu dessa forma. Estava viajando de carro a trabalho quando, ao invés de reclamar do sol batendo de forma escaldante no meu vidro dianteiro resolvi para e apreciar a beleza daquele momento. O dia estava por entardecer e as nuvens se aproximavam. Mas de alguma forma um clarão se abriu no céu e essa luz de enorme intensidade nasceu em nossa direção. A primeira imagem que me veio à cabeça foi um parto. A sensação de ser mãe. Uma vida que nasce. Uma luz única que ilumina ainda mais a vida dos que aqui se encontram. A única luz capaz de nos ensinar o que é um amor incondicional.

Experimente sentir tudo que está à sua volta...

Para conhecer um pouco mais sobre meu trabalho visite minha galeria virtual em www.alessandrocostanunes.com

Até a próxima!

Alessandro"

Depois de tudo isto, ele ainda disse que estava enviando para mim uma pequena contribuição. Muito obrigada mesmo, Alessandro. Adorei o texto, as fotos. Enfim, eu sou suspeita para falar.

Sem  dúvida é um grande fotógrafo. Vale a pena conferir seu trabalho em sua galeria virtual. Não percam!

Por: Kezia Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário